Voltar ao Topo
Notícias
Jornadas da Biodiversidade decorrem no dia 6 de junho

Jornadas da Biodiversidade decorrem no dia 6 de junho

Aula Magna da UTAD recebe os alunos de Vila Real para debaterem a riqueza natural da Rede Natura 2000

01 de Junho de 2017

No âmbito das atividades da Operação “Biodiversidade do Sítio Alvão/Marão”, projeto cofinanciado pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos Programa Operacional), vai decorrer, no próximo dia 6 de junho, as Jornadas da Biodiversidade, integradas na Semana do Ambiente, que conta com o apoio e assessoria científica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Neste dia está agendado um dos momentos altos da Operação. A Operação tem vindo a trabalhar a monitorização das espécies da fauna e flora do Sítio Alvão/Marão, que integra a Rede Natura 2000, uma rede europeia de áreas protegidas.

O objetivo da Operação é a construção de conteúdos em diversos suportes informativos e formativos e a sua divulgação nacional, tarefa realizada em conjunto pelos alunos das escolas aderentes de Vila Real e a equipa dos Serviços de Ambiente da Câmara de Vila Real, procurando sensibilizar o país para a proteção do património biológico das áreas protegidas, ao mesmo tempo que fornece aos estudantes os conhecimentos e ferramentas para as tarefas de monitorização.

As jornadas decorrem na Aula Magna da UTAD e contam com a participação dos alunos das escolas envolvidas no projeto (Camilo Castelo Branco, São Pedro, Diogo Cão, Monsenhor Jerónimo do Amaral, Colégio da Boavista, Morgado de Mateus, EP NERVIR e EP Agostinho Roseta). Os alunos destes estabelecimentos de ensino vão apresentar os primeiros resultados dos trabalhos de campo realizados. As jornadas são uma preparação para o seminário final do projeto, que vai acontecer no final de 2017.